Uma empresa Engeform
Desde 2007, quando a ideia da concepção da empresa surgiu em um contexto de crescente demanda por novas tecnologias para a geração de energia, a Engeform Energia se renova constantemente para atender com excelência as expectativas do desenvolvimento sustentável, rumo à descarbonização, sem deixar de lado a eficiência e confiabilidade de seus projetos em energia renovável.
Nossos investimentos têm contribuído para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atuamos, o que demonstra que estamos trilhando o caminho correto para cumprir o nosso propósito de impulsionar a transição para um futuro sustentável, por meio da
Conheça mais sobre a nossa história.
-
2008
Fundação da PEC Energia;
Início dos estudos de inventário hidrelétrico para PCHs no Rio Grande do Sul.
-
2009
Desenvolvimento de projetos para PCHs no Mato Grosso;
Estudos meteorológicos para a prospecção de parques eólicos;
Primeiras contratações de fazendas para o desenvolvimento dos complexos.
-
2010
Início dos estudos e desenvolvimento de projetos para PCHs no Maranhão e no Mato Grosso;
Prospecção e contratação de áreas para futura construção de Complexos Eólicos no Ceará, na Bahia e em Pernambuco.
-
2011
Prospecção e contratação de novas áreas para futura construção de Complexos Eólicos em Minas Gerais e Bahia;
Início dos estudos e desenvolvimento de projetos para PCHs em Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
-
2012
Prospecção e ampliação da contratação de áreas para futura construção de Complexos Eólicos na Paraíba e de Usinas Fotovoltaicas (UFV) na Bahia;
Conclusão das campanhas de medição anemométrica para elaboração dos projetos dos Complexos Eólicos na Bahia e em Pernambuco.
-
2013
Venceu seu primeiro leilão de energia, o 17º Leilão de Energia Nova (A-3 de 2013), com o Complexo Eólico Serra das Vacas Fase l, na região de Garanhuns, em Pernambuco, com 91 MW.
-
2014
Início da construção do Complexo Eólico Serra das Vacas;
Venceu outro leilão de energia, o 6º LER de 2014, sendo possível expandir o Complexo Eólico Serra das Vacas para a Fase II, com 51 MW.
-
2015
A PEC Energia vendeu o seu primeiro projeto, o Complexo Eólico Serra da Babilônia, na Bahia, com 223 MW;
Liberação do financiamento para a o término da construção do Complexo Eólico Serra das Vacas (91 MW);
Vitória do Complexo Eólico Serra da Babilônia (223 MW) no Leilão LER 2015;
Entrada em operação comercial da Fase I do Complexo Eólico Serra das Vacas.
-
2016
Início das obras para a Fase II do Complexo Eólico Serra das Vacas.
-
2018
A Engeform tornou-se a principal acionista da PEC Energia, fundando a Engeform Energia Renovável;
Venceu o leilão A-6 em parceria com a Rio Energy no complexo eólico Serra da Babilônia Fase II (BA), com 155 MW;
A empresa trabalha em diversas etapas do setor elétrico, sendo as principais: o desenvolvimento (desde prospecção à implantação/construção dos projetos), a operação e geração da energia proveniente dos parques construídos.
-
2019
O Complexo Eólico Serra do Seridó Fase l, na Paraíba, com 242 MW, foi vendido para a EDF Renewables, que venceu o leilão LEN A-6 de 2019.
-
2020
A PEC Energia vendeu o Complexo Eólico Serra da Gameleira, na Bahia, para a Neoenergia.
-
2021
O Complexo Eólico Serra da Palmeira, na Paraíba, foi vendido para a CTG Brasil;
O Complexo Eólico Serra de Ibiapaba, localizado no Ceará, foi vendido para a Votorantim Energia, atual Auren;
A PEC Energia venceu o terceiro leilão, o 35º LEN A-5 de 2021, responsável pela expansão da terceira e última fase do Complexo Eólico Serra das Vacas.
-
2022
A EDF Renewables realizou a compra de outro projeto da PEC Energia: o Complexo Eólico Serra das Almas, localizado na divisa da Bahia e Minas Gerais;
A PEC Energia viabilizou seu maior projeto, a Serra do Assuruá, na Bahia, com 882 MW, para a Engie. Este poderá ser o maior parque eólico do Brasil feito em uma única etapa.
A Engeform Energia Renovável, torna-se Engeform Energia, alinhando seu nome e cores aos valores e propósitos.
Para saber mais sobre nossa estrutura societária:
Prêmios e Reconhecimento
Em dois anos seguidos, 2019 e 2020, a Engeform recebeu o “Selo Verde”, uma certificação conferida pelo Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com base em pesquisa realizada junto ao Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, CONAMA, Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e Prefeitura, que reconhece as empresas que estão em dia com as licenças ambientais e a legislação, e que adotam iniciativas próprias que preservam a natureza.
Conforme descrito no certificado, o “Selo Verde” é uma ecoetiqueta que atesta a qualidade ecológica e socioambiental do produto ou serviço. Nos critérios de avaliação para a certificação estão itens como água e efluentes, energia, matérias-primas e resíduos, emissões atmosféricas e educação ambiental.
No ano de 2019, a Engeform Engenharia entregou o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, e o Hospital da Unimed BH – Unidade Betim. Esses dois empreendimentos receberam o prêmio HealthArq 2019, que homenageia as instituições do ano, marcas mais lembradas e profissionais que mais se destacaram na arquitetura, engenharia e design na saúde do último ano.
O Hospital Sírio-Libanês de Brasília foi reconhecido na categoria “Inovação”, e o Hospital Unimed BH – Unidade Betim ganhou o prêmio na categoria “Sustentabilidade”.
Referência no mercado, o Valor 1000 analisa as empresas em 25 categorias e utiliza a receita líquida como parâmetro para o ranqueamento, adotando critérios atuais de medida de desempenho, como o Ebitda (sigla em inglês para o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) e a gestão do endividamento.
A Engeform Engenharia foi vencedora do Prêmio Valor 1000, como a melhor empresa de Construção e Engenharia!
A Engeform está entre as 50 empresas que mais investem em open innovation ou inovação aberta no Brasil, no ranking TOP 100 Open Corps. Já no setor da Construção Civil, a empresa está entre as Top 5, ocupando o 4º lugar. O levantamento é da 100 Open Startups, plataforma que conecta startups a grandes organizações de modo a desenvolver o ecossistema de inovação brasileiro.
Anualmente, a revista O Empreiteiro divulga uma edição especial com o Ranking da Engenharia Brasileira, destacando as empresas nacionais mais relevantes do setor. Em 2019, a lista foi lançada durante o Fórum Infra 2021 e destacou a Engeform como a construtora número 1 de São Paulo. Na classificação nacional, ficamos entre as 30 maiores do Brasil.
Pelo segundo ano consecutivo, a Engeform se destacou na pesquisa “Mulheres na Liderança”, conquistando o segundo lugar no ranking da categoria “Indústria e Construção”. Realizado pela WILL – Women in Leadership in Latin America, em parceria com o Valor Econômico e a Editora Globo, e com apoio metodológico do Instituto Ipsos, o estudo identifica as melhores práticas e políticas que estimulam a equidade de gênero e promoção de mulheres na liderança das principais empresas do Brasil.
A Engeform foi premiada nas categorias de “Conexão com Startups” e “Cultura e Inovação” do prêmio Grow+ Innovation Awards. Em 2020, a GROW+, uma das principais aceleradoras de startups e gestoras de investimentos do mercado, realizou a primeira edição do prêmio e premiou as iniciativas de inovação de maior destaque do mercado brasileiro.
A Great To Place Work é uma consultoria global que apoia organizações na obtenção de melhores resultados, por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Além de oferecer a consultoria, a empresa também certifica e reconhece os melhores ambientes de trabalho de 90 países ao redor do mundo.
Anualmente, a GPTW BR publica mais de 40 rankings, premiando as Melhores Empresas para Trabalhar em âmbito nacional, regional, setorial e temático.
Em 2020, a Engeform foi certificada como um Great Place do Work.
O Selo Procel Edificações, outorgado pela Eletrobras, identifica as edificações que apresentam as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria, motivando o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes. Assim como a Etiqueta PBE Edifica, ele é outorgado tanto na etapa de projeto, válido até a finalização da obra, quanto na etapa da edificação construída.
Construído pela Engeform Engenharia, e tendo a Engeform Desenvolvimento Imobiliário como síndica, o Edifício Arquiteto Carlos Bratke conquistou esse selo.
LEED EB O&M é uma certificação renomada e utilizada em todo o mundo, concedida pelo United States Green Building Council (USGBC), que reforça todas as caraterísticas sustentáveis de um prédio.
Construídos pela Engeform Engenharia, e tendo a Engeform Desenvolvimento Imobiliário como síndica, o Edifício Jatobá, e o Edifício SulAmérica conquistaram essa certificação.
Green Building Council Gold é uma certificação renomada e utilizada em todo o mundo, concedida pelo United States Green Building Council (USGBC), que reforça todas as caraterísticas sustentáveis de um prédio.
Construídos pela Engeform Engenharia, e tendo a Engeform Desenvolvimento Imobiliário como síndica, o Edifício Jatobá, e o Edifício SulAmérica conquistaram essa certificação.